quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A história da fundadora da I.E.Q. Aimée semple Mcperson



Seu nascimento
Em 9 de outubro de 1890, nasceu aquela que viria a fundar a Igreja do Evangelho Quadrangular. Em Salford, próximo a Ingersoll, em Ontário, Canadá, viviam o Sr. James Morgan Kennedy e sua esposa, a Sra. Elizabeth Kennedy. Elizabeth ficou muito doente, e James publicou um anúncio para contratar alguém para cuidar dela. A Srta. Mildred Ona Pearce, ou simplesmente "Minnie", que tinha 14 anos de idade, aceitou o emprego. Ela era órfã, e filha adotiva de um casal metodista que atuava no "Exército da Salvação", um movimento evangelístico da Igreja Metodista. Algum tempo depois, a Sra. Elizabeth Kennedy veio a falecer, e o Sr. Kennedy, já com 50 anos de idade, tomou à jovem Minnie em casamento. Isso gerou muita confusão no lugar onde moravam, e se sentiram forçados a mudar para os Estados Unidos da América com o fim amenizar o escândalo. A Sra. Minnie Kennedy deu à luz uma filha que recebeu o nome da ex-esposa do seu pai, Elizabeth Kennedy. A menina, muito desenvolta desde muito cedo, adotou para si mesma o nome de Aimee Elizabeth Kennedy


Sua adolescência
Entre 14 e 16 anos, Beth Kennedy tornou-se muito ativa. Ela tinha um profundo desejo em ser atriz, e desenvolveu várias atividades para esse fim. Aprendeu a representar, a dançar, etc. Nessa época, conheceu a Teoria da Evolução, o que muito a fascinou. Sendo muito perspicaz, poucos religiosos conseguiam debater com ela e vencer. Todas essas questões a distanciavam cada vez mais de Deus, mesmo sendo parte de um lar cristão desde o seu nascimento. Seu pai, frustrado com seu comportamento e pensamentos, procurou soluções para ter sua filha de volta ao caminho da salvação. Um certo dia, ele decidiu levá-la a um culto de avivamento na esperança que Deus viesse a tocá-la. Lá, ouviu uma mensagem que muito a comoveu e levou-a a repensar suas atitudes. O pregador era o irlandês Robert Semple. Os dois se conheceram e se apaixonaram. Deus começava a mudar a vida de Aimee.


Seu primeiro casamento
Em 12 de agosto de 1908, seis meses depois do seu primeiro encontro, Robert e Aimee (aos 17 anos) se casaram. Sentiram o chamado de Deus para evangelizar na China, e se prepararam financeira e espiritualmente por 2 anos. Durante esse tempo, Aimee recebeu dons espirituais e teve extraordinárias experiências com Deus. Partiram dos EUA rumo à China. Antes, porém, visitaram a família de Robert, em Magherafeit, na Irlanda, onde descansaram das muitas tarefas. Em seguida foram para Londres onde se encontraram com o Sr. Cecil Polhill, um milionário cristão, de quem esperavam uma ajuda expressiva (mas que acabaram recebendo apenas $15 - para sua decepção) para sua missão na China. Foi em Londres que, a convite do Sr. Cecil, Aimee fez sua primeira pregação para uma multidão de cerca de 10 mil pessoas.
Pouco tempo trabalharam na China. Aimee engravidou e estava para ter seu filho quando Robert Semple apanhou malária e veio a falecer. Foi sepultado em Hong Kong. Aimee teve seu primeiro filho, uma menina, a quem chamou de Roberta Star Semple. Menos de um mês depois da morte de Robert, Aimee voltou aos EUA, desta vez foi para Nova York.


Seu segundo casamento
Estando pouco tempo em Nova York, Aimee conheceu o Sr. Harold Stuart Mcpherson, um vendedor de 23 anos. Eles se apaixonaram e se casaram 1 anos depois da morte de Robert. Em 23 de março de 1913, nasceu ao casal um filho, a quem deram o nome de Rolf Kennedy Mcpherson. Rolf, após a morte de Aimee, chegou a ocupar o cargo de presidente da IEQ. Aimee esfriou no espírito, dedicou-se a vida de mulher do lar. Deus a chamava constantemente à obra evangelística.
Em 1918, Aimee participou de um retiro em Kichener, e outra vez foi reavivada para obra missionária a que Deus a havia chamado para fazer. Fez diversas cruzadas evangelísticas e viajou várias vezes por todos os Estados Unidos com a mensagem de Deus. Em dezembro de 1919, comprou o terreno que viria a ser a sede da IEQ, onde foi construído o Angelus Temple. Em fevereiro de 1920, o terreno foi consagrado e foram iniciadas as obras de construção (que tiveram um custo de aproximadamente $1,5 milhão). Aimee não conseguiu conciliar sua vida de evangelista com a sua vida de esposa, e em 1921, sentindo-se preterido, devido as muitas viagens de Aimee, Harold pede o divórcio alegando abandono do lar. Seu casamento durou perto de 9 anos.


Fundação da IEQ
Aimee se tornou a evangelista mais famosa dos EUA, assim pelo poder da sua mensagem como pela ousadia nos modos de divulgar a Palavra. Dezenas de milhares de pessoas foram alcançadas para Cristo através do seu ministério. Em 1922, iniciou a Igreja do Evangelho Quadrangular, ainda que só foi registrada em 1927. Em 1923, inaugurou a Escola Bíblica, que veio a ser Farol do Evangelho Quadrangular Internacional. Em fevereiro de 1924, Aimee consagrou a primeira rádio evangélica dos EUA, a KFSG.

O desaparecimento de Aimee
Este momento na vida de Aimee desequilibrou seu ministério e suas relações com a família, também marcou uma reviravolta no relacionamento entre a mídia e Aimee. Em 18 de maio de 1926, Aimee e sua secretária, Emma Schaffer foram à praia. Aimee foi ao mar e não mais foi vista. Inicialmente, achou-se que tinha se afogado, e grande rebuliço aconteceu em todos EUA, especialmente em Los Angeles, centro de suas atividades evangelísticas. Equipes de busca foram organizadas, e incansavelmente buscaram o corpo da Sra. Aimee Semple Mcpherson. Uma jovem, devota de Aimee, mergulhou em sua busca e acabou morrendo afogada.
Todos lamentavam a sua morte quando em 19 de junho, 1 mês após o seu desaparecimento, sua mãe, Minnie, recebeu um bilhete exigindo $500 mil pelo resgate de sua filha, ou ela seria vendida como escrava. Minnie desconsiderou o bilhete por ter certeza de que Aimee esta morta. Dois dias depois, no dia 23, Aimee apareceu em Agua Pietra, no México, dizendo ter caminhado por horas no deserto após ter conseguido fugir do cativeiro em que era mantida após ter sido seqüestrada.
Aimee foi recebida pelo povo como heroína. O caso foi investigado, porém não se encontraram indícios de seqüestro. O caso foi encerrado em 20 de julho. Mas, foi reaberto mais tarde com fortes acusações contra Aimee. A versão de Aimee foi a de que um casal a procurou enquanto estava na praia para fosse a sua casa orar por seu filho que estava muito doente. Ao entrar no carro do casal foi atacada, e desmaiada, foi levada ao cativeiro.
Após investigações, uma outra versão surgiu: Aimee e o Sr. Kenneth Ormistron encontraram-se durante o mês do seu desaparecimento. Kenneth era engenheiro e trabalhava na rádio KSFG, do ministério de Aimee. Kenneth também desapareceu no mesmo mês do desaparecimento de Aimee. Pouco antes do episódio, a Sra. Ormistron havia se separado de Kenneth e ido para Austrália, sua terra natal, por ter provas de que seu marido estava se encontrando com uma outra mulher. Os sapatos de Aimee, no dia que foi encontrada em Agua Pietra não demonstravam que ela tinha feito uma longa jornada pelo deserto. A partir de então, Aimee teve conflitos constantes dentro da sua própria família, o que era amplamente explorado pela mídia. Chegou ao ponto de se separarem e não mais se falarem. Em 10 de janeiro de 1927, o caso cessou




Aimee na Grande Depressão Americana
Em 1929, intensificou-se a depressão econômica nos EUA. Aimee criou o Sopão para aliviar a fome de muitos famintos desempregados. Foi atrás de doações e conseguiu cobertores, alimentos e roupas para aliviar a situação de milhares de necessitados. Chegou a conseguir máquinas de costura para empregar alguns. Arranjou médicos e dentistas para atender aos mais carentes. Em 1930, Aimee pregava mais de 20 sermões por semana, gravava óperas, fazia programas de rádio, escrevia hinos e livros.


Seu terceiro casamento
Aos 40 anos de idade, em 1931, Aimee casou-se com David Hutton, um cantor e ator, 10 anos mais jovem que ela. Eles se encontraram quando Aimee gravava uma de suas óperas. Isso causou grande controvérsia, dentro da Igreja, especialmente, pois seu ex-marido, o Sr. Harold Mcpherson, ainda vivia (isso era contra a doutrina que se havia estabelecido na Igreja). Seu casamento durou pouco tempo, menos de 3 anos. O divórcio foi pedido por David em 1933, e concedido em 1934.




Sua morte
No início da década de 1940, Aimee estava emocional e fisicamente abatida. Passou a tomar anti-depressivos ou tranqüilizantes para dormir. Sua muita atividade a deixava exausta e passou a ter dificuldades para descansar. Em setembro de 1944, viajou para Oakland para pregar e para inaugurar mais um templo Quadrangular. Na noite do dia 26 de 1944, Aimee tomou vários comprimidos para dormir e deixou outros tantos em baixo do seu travesseiro. Diz-se que ao se sentir mal, tentou ligar para o médico, mas não conseguiu completar a ligação. Foi encontrada morta no dia seguinte, em seu quarto. O laudo dizia "falha múltipla de rins e outros órgãos devido a uma overdose acidental". As circunstâncias da morte de Aimee levou a rumores de suicídio, o que nunca ficou evidenciado.



Seu legado
Aimee foi a brava fundadora do ministério Quadrangular. Imperfeita, como todo ser humano, teve suas dúvidas, encontros e desencontros, momentos difíceis, acertos e deslizes, momentos de grande júbilo, e de tristeza. Pregou a Palavra da fé com ousadia nunca vista naqueles lugares e deixou uma missão em vários países com centenas de milhares de homens, mulheres, jovens e crianças no caminho da salvação. Sua coragem, intrepidez, pioneirismo, força e unção de Deus foram evidentes e são até hoje inspiração para muitos.

By: Amée Semple Mcpherson

44 comentários:

  1. Pr Cláudio uma história real na vida da IEQ
    hoje temos uma visão que venho do coração de Deus para nós. Gostei MUITO GRABIEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso agradecer ao Dr. EKPEN TEMPLE o suficiente por me ajudar a restaurar a alegria e a paz de espírito em meu casamento após muitos problemas que quase levam ao divórcio, graças a Deus que eu quis dizer o Dr. EKPEN TEMPLE no momento certo. Hoje posso lhe dizer que o Dr. EKPEN TEMPLE é a solução para esse problema em seu casamento e relacionamento. Entre em contato com ele em (ekpentemple@gmail.com)

      Excluir
  2. eu tenho sonhado com a nossa fundadora e com a frase dela sobre o espirito santo e como ele nos da coragem para morrer pelo evangelho e trazer as almas a cristo , precisamos jogar a rede ao mar os peixes estao morendo esperando por nós !!!!!!!!!!!esse video é muito motivador !!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  3. ESSA É UMA HISTORIA REAL DE UMA GUERREIRA,QUE LUTOU EM PROL DO EVANGELHO E NOS DEIXOU UM EXEMPLO DE FORÇA E OBEDIENCIA A PALAVRA DO DEUS VIVO.
    AMEIIIIIIIIII

    ResponderExcluir
  4. pra mim foi uma derrotada, cometendo suicídio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so DEUS pode julga nao se cologue no lugar de DEUS

      Excluir
    2. Pode ter sido, sim!
      É uma grande possibilidade.

      Ou pode não ter sido

      Excluir
  5. Isso é que dá quando uma mulher assume, em total rebeldia, ser pastora.
    Tudo que começa errado, termina errado.
    Infelizmente é o que temos visto na mídia.
    M de Oli... Je O da Sil... e companias hereditárias.
    E o pecado continua e o modernismo que trouxeram para o evangelho. Pode-se tudo. Melhor mesmo é ir para o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ah mais é claro , até pq não vemos notícias absurdas de pastores homens

      Excluir
  6. Eu estava procurando algo sobre a vida de Aimee e acabei achado isso que está nesse link: http://www.baptistlink.com/creationists/aimeemcpherson.pdf
    e depois de outros sites achei esse texto em seu blog, a conclusão que cheguei é que Deus pode usar qualquer um pra fazer a obra dele aqui na terra e confesso que orei pedindo a Deus para não ser como ela... é que eu a achava um exemplo... pedia a Deus que não me deixasse desviar da palavra dEle, eu quero é seguir o que Ele me ensina em sua palavra, homens e mulheres são falhos, muito falhos!

    ResponderExcluir
  7. Segue abaixo algumas "curiosidades" sobre a fundadora da igreja quadrangular, Aimee Semple McPherson.

    1. Ela se casou três vezes: um faleceu e os outros dois [maridos] pediram divórcio;

    2. Após ser abandonada pelo segundo marido, se relacionou com o Sr. Kenneth Ormistron, que era um homem casado [isto não é pecado?];

    3. Aos 40 anos de idade Aimee casou-se [seu terceiro casamento] com David Hutton, um cantor e ator, 10 anos mais jovem que ela. Isso causou grande controvérsia dentro da Igreja pois seu ex-marido, o Sr. Harold Mcpherson, ainda vivia (isso era contra a doutrina que ela mesmo havia estabelecido na Igreja);

    4. Aimee Semple McPherson sofria de depressão e tomava anti-depressivos e tranqüilizantes para dormir [ela não era cheia do espírito e dos dons??!!];

    5. Na noite do dia 26 de setembro de 1944, Aimee tomou vários comprimidos para dormir e deixou outros tantos em baixo do seu travesseiro. Foi encontrada morta no dia seguinte, em seu quarto. O laudo médico atestou "falha múltipla de rins e outros órgãos devido a uma overdose". As circunstâncias da morte de Aimee caracterizou um suicídio. [alguns adeptos de sua igreja alegaram "overdose acidental"?!?];

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a midia fala mais a verdade so DEUS saber quando vc se levanta pra fazer a obra de DEUS mais de 22 milhoes de demonios se levanta contra vc.nois samos seres humanos com falhas caimos e DEUS com forme a nossa fe que nos levanta,nao devemos julga e nei fala de alguem que feiz ou faz a obra de DEUS pelo fato de nois nao sabemos o amanha porque pentecer so a DEUS

      Excluir
    2. Quanto machismo num só comentário.

      Excluir
    3. Quanto machismo num só comentário.

      Excluir
    4. Quanto machismo num só comentário.

      Excluir
    5. sua historia e uma poesia e um aprendizado e um legado registrado nos céus e na nossa memoria vamos nos encontrar la levou milhares de alma a cristo ate breve

      Excluir
    6. Todos os sere humanos são falhos não e a toua que JESUS morreu na crús pelos nossos pecados e nossas atitudes. E pra todas pessoas que esta jugando essa mulher que passou por momentos bons e momentos ruins eu falo (O cair e do homem mais o levantar e de Deus) Antes de julgar uma pessoa tira o disco do seus olhos. Muitas das vezes as pessoas não ver as falhas dela mesmo mais ver a dos outros e ainda querem julgar, conserte a sua vida com deus primeiro se não o filho do homem vira e vc ficaram sofrendo.
      Satanás veio pra roubar, matar e destruir, mais DEUS veio pra dá a vida ETERNA

      Excluir
    7. O que adianta o homem ganhar o mundo e perder sua própria alma!!

      Excluir
  8. aquele que não tem pecado, que atire a primeira pedra...

    ResponderExcluir
  9. da vontade de chorar vendo tua materia

    ResponderExcluir
  10. ELA COMETEU VARIAS FALHAS COMO QUALQUER SER HUMANO, MAS O QUE IMPORTA QUE ELA GANHOU MILHARES DE ALMAS PARA O REINO DE DEUS,, E ELA FOI PRIVILEGIADA DE TER SIDO ESCOLHIDA POR DEUS, POR TER CRIADO UMA INSTITUIÇÃO QUE JÁ SE TORNOU A MAIOR DO PAIS..INSTITUIÇÃO ESSA QUE NÃO FOI CRIADO POR QUALQUER AVENTUREIRO COMO TEMOS VISTO POR AI, MAS SIM PELO O ESPIRITO SANTO DE DEUS..LOUVADO SEJA DEUS PELA (IEQ)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O que eu posso dizer diante desses comentário é que: Deus é o único perfeito, Aimee Semple McPherson foi tremendamente usada por Deus para ganhar almas.

    ResponderExcluir
  13. Eu admiro muito esta mulher,é um exemplo de vida comunhão com Deus,e com o maravilhoso espirito santo,gostaria de receber esta unção,de avivamento para ganhar multidão como ela ganhou,falem o qui quiser dela eu sempre seri quadrangular,e amarei este ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, a grande missionária Aimee não foi uma simples mulher para os que falaram e falam mal dela e do seu ministério, só tenho uma coisa para lhes falar meus amados não se atira pedra em avores que não tem ou não dar frutos. Eu sou um dos milhões desses.

      Excluir
  14. Eu admiro muito esta mulher,é um exemplo de vida comunhão com Deus,e com o maravilhoso espirito santo,gostaria de receber esta unção,de avivamento para ganhar multidão como ela ganhou,falem o qui quiser dela eu sempre seri quadrangular,e amarei este ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso até, amigo - admirar essa mulher pelo que Deus fez por meio dela, agora exemplo de vida ela não tinha. Que exemplo? Não estou a julgando, mas exemplo de vida não teve. O nosso maior exemplo de vida continua sendo Cristo - Esse é o nosso maior Paradigma. Abraço.

      Excluir
    2. Concordo com.vc a vida não é da forma q se começa e sim termina

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Não há dúvidas que essa mulher foi usada por Deus em várias fases de sua vida. Tinha tudo para terminar em uma história feliz e exemplar, maravilhosa. Infelizmente faltou vigilância e sabedoria nessa mulher, deixando-se ser usada pelos desejos e paixões carnais. O que fica marcado aqui foi a grande obra que Deus operou através de suas pregações e obras de caridade (não há dúvidas de uma mulher caridosa). Milhares e milhões de pessoas se renderam e se rendem aos pés de Cristo por meio da obra começada por ela. Na verdade a Palavra de Deus tem poder e não tem compromisso com os nossos erros e pecados - Jesus disse que Ela não voltaria vazia. Isso quer dizer que pode salvar a tantos quantos queiram. Quanto sua vida pessoal - nada a ser seguido, pois deixou maus exemplos; quanto ao suposto suicídio - somente Deus pra julgar a Sua serva. Se ela foi salva ou não (alguns questionam), somente Deus - o Nosso Supremo e Justo Juiz é quem tem a resposta. A Salvação pregada por Cristo, pelos apóstolos e pela Igreja do Senhor (ainda hoje é anunciada) ainda permanece viva e acessível a toda criatura.

    ResponderExcluir
  18. Pessoas imperfeitas que ganharam milhares de almas para o Reino de Deus, através de Jesus Cristo; e você que aponta os erros dos outros, quantas almas já ganhou? Ao invés de ficar apontando os erros do seu próximo, vai pregar o evangelho. Não ajude mais a satanás. Aproveite o seu tempo fazendo o que Jesus mandou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei.Pura verdade. Pensamos nao ter pecados mas a palavra de Deus diz que temos e tambem o que adianta nao pregamos nem estamos ganhando almas pra Jesus pelo menos ela ganhou.O resto Deus sabe

      Excluir
  19. sempre retorno essa pagina para relembrar a nossa eterna irma em cristo que foi um istrumento na mao de deus

    ResponderExcluir
  20. Tanta gente falando mal dessa missionária será que faz fizeram pelo menos 1% do essa grande serva de Deus fez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente,perfeita ou imperfeita muitas almas foram salvas Deus fez a sua obra através dela.
      Deus seja louvado

      Excluir
  21. Acho que tem qualidade e defeito mas um dia vamos prestar contas com o senhor.ele sabe as obras de todos.vejo que tem pessoas que indolrata ela.mas somos servos somente de Deus amea

    ResponderExcluir
  22. to nem ai com que ela fez com a vida dela Deus a usou pra fundar esse ministerio tão maravilhoso no qual eu tenho orgulho em ser QUADRANGULAR

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir